A Setrabes (Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social), está realizando uma semana de cuidado e proteção às mulheres em comemoração aos cinco anos de atendimento da CMB (Casa da Mulher Brasileira). O evento que acontece de terça, 20, a sexta-feira, 23, na Casa da Mulher Brasileira, conta com apoio da Sesau (Secretaria da Saúde) e diversos parceiros da rede de proteção às mulheres.
A Setrabes gere a Casa por meio da CEPPM (Coordenação Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres). O órgão está situado na rua Uraricoera, 919, bairro São Vicente. A programação está com diversos serviços de Saúde, ações de empregabilidade para mulheres, inscrições para cursos de qualificação, oficinas de geração de renda, serviços de beleza, bem-estar e outros.
A coordenadora Graça Policarpo destacou que a Casa da Mulher Brasileira é um espaço integrado e humanizado que une todos os serviços especializados de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
“Durante esses quatro dias de ação preparamos suma programação bem extenso para atender essas mulheres, cuidando da saúde e bem-estar. Teremos também uma roda de conversa com as mulheres pescadoras para debater e orientar um diagnóstico socioeconômico, Dia D da Qualificação e Empregabilidade para Mulheres Vítimas de Violência, Cuidando de Quem Cuida: Atendimentos exclusivos para as servidoras da CMB, Dia D Sonhar e Brincar: Mães e Filhos e no último dia será realizada a cerimônia de Encerramento com nossos parceiros e as mulheres acolhidas pela casa da Mulher Brasileira”, explicou.
A secretária Tânia Soares destacou que o espaço oferece acolhimento para as mulheres e filhos, triagem, serviço de saúde, hospedagem temporária, apoio psicossocial, delegacia e muitos serviços.
“Durante os cinco anos de existência da Casa da Mulher Brasileira, todos trabalham com respeito e valorização as mulheres que passaram por aqui. Diante disso, temos demonstrado esse fortalecimento como apoio a rede de atendimento às nossas mulheres juntamente com nossos parceiros, através de ações e projetos para que elas tenham acesso a uma autonomia econômica, e assim possam consolidar essa saída da violência”, ressaltou.
SOBRE A CASA
Desde a inauguração, em janeiro de 2019, a CMB já atendeu 23.500 mulheres, até dezembro de 2023 nos vários serviços ofertados pela Rede de Proteção à Mulher em conjunto com os órgãos que integram a unidade de Roraima.
Dentre as diversas ações realizadas pela coordenação estadual, destaca-se o Projeto “Mulher Segura e Protegida”, em execução por todos os municípios com o Ônibus Lilás, nas diversas ações itinerantes pelos Direitos Humanos das Mulheres, com palestras e vários atendimentos, que tem como finalidade minimizar o distanciamento da população, especialmente as mulheres do campo, da floresta e das águas, bem como aquelas com difícil acesso aos serviços públicos, o que dificulta na garantia de seus direitos e o pleno exercício de sua cidadania, incluindo as comunidades rurais e indígenas de todo o Estado.
Em parceria com a Desenvolve Roraima, é executado também o projeto Potencializando Mulheres, o qual já beneficiou mais de 500 mulheres, do total de 1.100 inscritas.