A Sesau (Secretaria de Saúde) anunciou nesta quarta-feira, dia 29, mudanças na dinâmica de agendamento de consultas psicológicas e psiquiátricas da Policlínica Coronel Mota, considerada uma das referências do Estado no atendimento ambulatorial de pacientes.
Conforme a gerente administrativa da unidade, Andreia Nascimento, a medida foi tomada no intuito de facilitar os agendamentos dos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde], principalmente aqueles oriundos dos municípios do interior, evitando os deslocamentos desnecessários.
“A partir de agora, eles podem fazer o agendamento das consultas de primeira vez e de retorno, conforme a disponibilidade de vaga no nosso sistema”, afirmou.
Antes da mudança, a unidade destinava o primeiro sábado de cada mês para realizar o agendamento dos pacientes, dada a elevada demanda por esses serviços.
Segundo o setor de estatísticas do Coronel Mota, 5.793 atendimentos psicológicos e 13.641 atendimentos psiquiátricos foram realizados em 2022, enquanto 3.362 atendimentos psicológicos e 7.233 atendimentos psiquiátricos foram feitos no primeiro semestre de 2023.
“A gente fez essa mudança do agendamento no sábado para o [agendamento] diário para facilitar a vida dos pacientes, que não precisam madrugar na fila ou gerar tumulto, pois o agendamento será liberado de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde”, completou Andreia.