Com uma vasta lista de artistas que já confirmaram presença, o Sarau Solidário deverá oferecer muita música, danças e outras expressões artísticas em troca de solidariedade, nesta sexta-feira, dia 24, a partir das 19 horas. Trata-se do lançamento da campanha SOS Mulheres do Rio Grande do Sul.
O evento, que será realizado na cafeteria Podcast Coffee, localizada na avenida Severino Soares de Freitas, número 1.464-4, bairro Paraviana, tem como objetivo arrecadar produtos de higiene como absorventes, sabonete, creme dental, escova de dente, shampoo e condicionador, lenço umedecido, fraldas descartáveis, entre outros, que também podem ser entregues na academia de Dança Passo a Passo, localizada na rua Pedro Teixeira, número 673, no bairro Aparecida, co-realizadora da ação.
Segundo a professora de dança da academia Passo a Passo, Luana Amaral, a ideia surgiu em uma conversa sobre a situação do estado do Rio Grande do Sul, recentemente atingido pelas fortes chuvas, resultando em intensas enchentes e milhares de pessoas desabrigadas, sobre especificamente as necessidades que essa população está passando.
“Como grande parte do público da nossa academia é composto por mulheres, é inevitável ter um olhar mais sensível para essa parte da população que tem algumas particularidades do gênero feminino, além da grande responsabilidade que é ser mãe e muitas vezes cuidadoras de toda a família. Mesmo sendo uma responsabilidade a ser compartilhada, sabemos que na maior parte das vezes, crianças, pessoas doentes e idosos ficam aos cuidados das mulheres das famílias. Então, acabamos entendendo mais a situação delas e nos comovendo. Por isso, gostaríamos de pelo menos proporcionar um pouco de bem-estar básico para essas mulheres que passam por tão grave situação”, declarou Luana.
A jornalista e empreendedora do Podcast Coffee, Marleide Cavalcante, também prontamente encampou na ideia por se sensibilizar também com essa parcela da população, sobretudo depois de tomar conhecimento de tantas denúncias a respeito de assédio e agressões, que mulheres e crianças vêm passando nos abrigos, que estão tendo que ficar porque perderam as casas.
“É estarrecedor que em um momento como este ainda existam pessoas que tenham atitudes desse tipo de se aproveitar das pessoas em situação de vulnerabilidade tão dramática. Já não bastasse ter que passar pelo trauma da perda de uma casa, de tudo que trabalhou para conquistar durante a vida, ainda serem vítimas de abuso, assédio e agressões. Não tem como não se sensibilizar com isso. Não temos como estar lá presencialmente, mas nossos pensamentos e sentimentos estão com elas e o que pudermos fazer para diminuir nem que seja um pouco do mal-estar, do sofrimento, tentaremos fazer”, explicou.
Com isso, uma série de artistas foram contatados e alguns procuraram a organização da campanha, que vai até o fim de junho, para colaborar. Já estão confirmados Zeca Preto, Neuber Uchôa, Eliakin Rufino, Euterpe, Leka Denz, Siddhartha Brasil, Halisson Crystian, Millena Makuxi, Anne Louise, Paulo Trindade, Alex Pizano, Dones e Niko Rivero. Além de dançarinos profissionais e estudantes da academia Passo a Passo que estarão presentes para puxar a roda de dança.