MULHERES MIL || Campus Novo Paraíso oferta 70 vagas em cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade

Você está visualizando atualmente MULHERES MIL || Campus Novo Paraíso oferta 70 vagas em cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade
Para inscrição, as candidatas deverão apresentar os documentos comprobatórios listados no edital (divulgação/ifrr)
Compartilhe:

Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP/IFRR), localizado no sul do estado, está ofertando os cursos de formação inicial e continuada (FIC) Salgadeiro, com 30 vagas, e Agricultor Orgânico, com 40. Ambos estão vinculados ao Programa Qualifica Mais/Mulheres Mil, conforme o Edital 01/2024 Codex/CNP. As inscrições, gratuitas, ocorrem de forma presencial, de acordo com o cronograma no fim da matéria.

As vagas são destinadas a mulheres com 16 anos ou mais de idade em situação de vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, e moradoras de locais com infraestrutura deficitária. As interessadas devem ter como escolaridade mínima o ensino fundamental I completo (do 1º ao 5º ano) e possuir o Cadastro Único do Governo Federal (CADÚnico).

No entanto, a coordenadora do Programa Mulheres Mil no CNP, professora Claudina Miranda, explica que mulheres sem o CADÚnico, mas que comprovem condições de vulnerabilidade, também podem se inscrever, uma vez que a oferta dos cursos se justifica pelos benefícios econômicos, sociais e profissionais àquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade. “Para que possam encontrar facilmente um meio de prover seu sustento e o de sua família, potencializando a sua autonomia”, completou.

A carga horária de cada curso varia. O de Salgadeiro é 160 horas e o de Agricultor Orgânico, 200 horas, e eles terão duração média de três meses, com aulas práticas e teóricas presenciais, sendo que, nos dias de aulas práticas, o CNP vai disponibilizar transporte para as alunas.

No curso Salgadeiro, as aulas teóricas serão na Escola Estadual Padre Eugênio Possamai, no Município de Rorainópolis, no período noturno; e as aulas práticas, no Campus Novo Paraíso, durante o dia ou à noite.  Conforme o edital, a periodicidade das aulas será de quatro dias na semana (terça, quarta, quinta e sexta-feira), no período noturno, e, caso haja necessidade, poderá ser utilizado o fim de semana ou feriado.

Já no curso Agricultor Orgânico, as aulas teóricas serão na Escola Estadual Padre Calleri, da Vila Novo Paraíso (Km 500), no período noturno; e as aulas práticas, no Campus Novo Paraíso, no período do dia. O calendário do curso será disponibilizado às estudantes no primeiro dia de aula.

Compartilhe:

Deixe um comentário