A Embrapa Roraima, em parceria com SEBRAE, Sistema FAERR/SENAR, Sistema OCB/RR, está organizando o “I WORKSHOP DE MULHERES RURAIS”, que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro no campus da UERR em Rorainópolis (RR).
O evento busca ampliar a participação das mulheres em todas as fases da produção de alimentos, abrangendo desde o cultivo até o beneficiamento, e assim proporcionar acesso a conhecimentos sobre soluções tecnológicas, técnicas de cultivo, manejo de frutas e hortaliças, controle de pragas e doenças, beneficiamento e pós-colheita, reaproveitamento de resíduos na agricultura, sistemas agroecológicos, solo saudável, alimentos saudáveis, oportunidades de negócios, associativismo, cooperativismo e legislação vigente.
O Workshop oferecerá uma programação diversificada. Serão realizadas palestras técnicas pela manhã e tarde, seguidas de oficinas temáticas com trocas de experiências, debates sobre produção de hortifrútis e exposição de produtos elaborados por mulheres rurais. Ainda durante a programação serão realizadas reuniões técnicas para estabelecer parcerias visando políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, com foco nos ODS 2 e 5, que abordam qualidade de vida, segurança alimentar, equidade de gênero e desenvolvimento sustentável
O evento é destinado às mulheres da agricultura familiar e indígena, produtores rurais, representantes de organizações sociais e cooperativas, profissionais e técnicos ligados ao segmento. O Workshop busca criar um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e o estímulo à participação ativa das mulheres na agricultura.
A inscrição é gratuita e pode ser realizada no link https://forms.gle/ceXJQtXQfVkuJJgP6.
O “I Workshop de Mulheres Rurais” é uma iniciativa do Projeto Mulheres Rurais, idealizado pela Embrapa Roraima por meio do projeto de Transferência de Tecnologia, financiado com recursos de emenda parlamentar (37630002/2023), por indicação da ex-Deputada Federal Sheridan Oliveira (PSDB-RR). O projeto vem recebendo apoio desde 2020, com o lançamento do Selo “Produzido por Mulheres Rurais”.
O evento conta com apoio das instituições, Universidade Estadual de Roraima- UERR, Agência de Defesa Agropecuária- ADERR, Instituo Federal de Roraima – IFRR, Ministério do Desenvolvimento Agrário- MDA, Instituto de Assistência Técnica Rural – IATER, Secretária de Agricultura, desenvolvimento e Inovação- SEADI, Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social – Setrabes.