O Centro Universitário Estácio da Amazônia realizará, de 21 a 23 de novembro, a Semana de Biomedicina, trazendo uma programação voltada para os avanços e desafios da profissão no contexto amazônico. Com palestras e minicursos, o evento é gratuito, aberto ao público e destinado a acadêmicos, profissionais e interessados na área.
Pela primeira vez em Roraima, o presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 4ª Região (CRBM-4), Márcio Vinícius Ferreira, estará presente a convite da Estácio. Na abertura do evento, Ferreira e o vice-presidente do Conselho, Leonardo Kepler, participarão da palestra “Perspectivas da Biomedicina na Amazônia sob a ótica da ética profissional”, onde discutirão as oportunidades e desafios específicos para biomédicos na região, além dos limites éticos fundamentais para a prática responsável da profissão.
De acordo com o coordenador do curso de Biomedicina da Estácio, professor Renato Leão, a programação também abordará temas essenciais para o setor, como as recentes resoluções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que regulamentam os requisitos técnicos e sanitários para o funcionamento de laboratórios clínicos e serviços de análises clínicas.
“Essa é uma excelente oportunidade para atualização sobre a regulamentação sanitária, tão essencial para a segurança e qualidade dos serviços biomédicos,” destaca Renato, que também é delegado do CRBM-4 em Roraima.
Além das palestras, a Semana de Biomedicina contará com minicursos práticos em áreas como Estética, Citologia, Microbiologia, Parasitologia, Gestão de Riscos em Laboratório e Análise de Qualidade da Água. “Esses minicursos terão uma taxa de inscrição de R$25, e o valor arrecadado será destinado às ações da Liga Acadêmica de Biomedicina da Estácio, reforçando o compromisso do evento com o fortalecimento acadêmico e a valorização da profissão”, explicou o professor.