PONTO DE CULTURA || 2º Festival por Terra, Arte e Pão, em Roraima, terá atração nacional

Você está visualizando atualmente PONTO DE CULTURA || 2º Festival por Terra, Arte e Pão, em Roraima, terá atração nacional
O ponto de cultura Ulisses Manaças localiza-se no bairro Alvorada, na rua Odílio de Oliveira Cruz, 1027 (divulgação)
Compartilhe:

Nos dias 07 e 08 de dezembro, o MST (Movimentos dos Sem-Terra), promoverá a segunda edição deste encontro de pessoas que prioriza a vida, a democratização da terra e a cultura em geral. O evento será realizado na sede do ponto de cultura Ulisses Manaças, com programações durante o próximo sábado e domingo.

A realização do festival esse ano contará com a participação do cantor e poeta Zé Pinto que alegrará com sua voz e canções que enfrentam as contradições existentes no país e promovem a desigualdade, a exemplo da composição “Ordem e Progresso” tema central da grande macha dos trabalhadores à Brasília, em 1997.

O ano de 2024 ainda reserva a comemoração de um ano de criação do ponto de cultura Ulisses Manaças, um espaço composto por artistas, cineastas, jornalistas, cantores e assentados que promovem a descentralizam dos temas culturais para a periferia de Boa Vista e os projetos de assentamento, promovendo acesso da população as mais variadas matizes da produção cultural roraimense e da Amazônia.

Feirinha

Uma das marcas dos encontros promovidos pelo ponto de cultura é a realização da Feirinha da Reforma Agrária que ocorrerá durante todo o dia 08/12 com produtos alimentares agroecológicos e da agricultura familiar, além da comercialização de artesanatos. Segundo Job Martins, coordenador do ponto de cultura, não há sentido em um coletivo composto por agricultores, a realização de um evento sem promover os produtos alimentares dos assentados da reforma agrária.

Shows

Além da atração nacional Zé Pinto, o evento contará com apresentações de Bem Charles, MC Jiraia e Milena Makuxi, e das bandas Kruviana, Guy-Bras-Ven e Cachorro de Maloca. As apresentações musicais terão início, nos dois dias, as 18h e encerarão as 22h. A apresentação do artista nacional será a última no domingo 08/12.

Crianças

A organização do evento também idealizou o desenvolvimento de atividades específicas para as crianças que ocorrerá entre as 9h e 12h do domingo (08/12). Os responsáveis ainda terão a sua disponibilidade um espaço com cuidadores para deixar seus filhos com proteção enquanto aproveitam as múltiplas atividades programadas.

Formação

A tarde de domingo será marcada também por encontros formadores com a realização de uma oficina de audiovisual com o cineasta Vinicius Torres. Também será realizado um Workshop que debaterá as novas compreensões sobre o modelo de produção e o meio ambiente, tema fundamental ao processo de defesa da vida, nestes tempos de mudanças climáticas.

Compartilhe:

Deixe um comentário