Para celebrar os laços culturais entre Portugal e Brasil, a Comunidade Portuguesa Forte São Joaquim realiza neste final de semana o 1º Festival Gastronômico: ‘Um dia de Portugal em Roraima’, com vasta programação no Parque Anauá, de 30 de agosto a 1º de setembro.
A festividade é aberta ao público, com objetivo de unir os dois países, para oferecer receitas clássicas da culinária portuguesa preparadas por chefs brasileiros, também utilizando produtos regionais da Agricultura Familiar. “Nosso intuito é compartilhar um pouco da cultura portuguesa, que desempenhou um papel pioneiro em nosso Estado. Durante o evento, teremos cerca de 15 estandes com comidas típicas, incluindo doces, além de apresentações artísticas e uma roda de conversa discutindo a chegada dos portugueses em Roraima”, destacou o representante da Comunidade, Jorge Português.
Com o apoio do Governo do Estado, o Festival Gastronômico oferece shows culinários, palestras, artesanato e exposições culturais. “Durante o evento, também vamos debater as origens de Roraima, destacando o papel da coroa portuguesa que estabeleceu sua presença na região Norte ao construir fortes. Os portugueses trouxeram gado, cavalos, porcos, galinhas, além de cebola e tomate, introduzindo fontes proteicas que alimentaram as guarnições portuguesas”, destacou a representante da Comunidade Portuguesa, Cristiane Thomé.
A Feira Gastronômica exibirá ainda produtos tradicionais, como carne de lata, linguiça e manteiga de garrafa. Além disso, o público poderá degustar pratos como sopa de pedra, torresmo, bacalhau à Zé do Pipo, bolinhos de bacalhau, arroz de pato, punhetas de bacalhau, açorda de bacalhau, polvo à lagareiro, bacalhau à Brás, bacalhau com natas, arroz de mariscos, arroz de bacalhau, pataniscas de bacalhau, pregos, bifanas, caldo verde, leitão à bairrada, entre outros.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
– 30 de agosto (sexta-feira), a partir das 18h: Abertura do evento com o chef José Arthur Cabral, seguida de apresentações de artistas locais, fadista portuguesa, quadrilhas juninas, além dos estandes com comidas típicas portuguesas.
– 31 de agosto (sábado), a partir das 11h: Palestras sobre a diversidade de vinhos, com degustação; discussão sobre a chegada e a história dos portugueses em Roraima; apresentação de mini quadrilha; e exibição de um tradicional Rancho Folclórico.
– 1º de setembro (domingo), a partir das 11h: Estandes de comidas portuguesas servindo almoço e encerramento do evento.
COMUNIDADE PORTUGUESA – Fundada em 2018, com o apoio da comunidade portuguesa de Belém, no Pará, a Associação começou suas atividades em Roraima com 47 membros portugueses. Seu objetivo é preservar a cultura e os valores de Portugal, mantendo vivos os laços com o país de origem.