Para garantir a preparação para uma atuação eficaz e coordenada em momentos críticos, o Boa Vista Airport realizou, no dia 18/10, um treinamento simulado de emergência aeroportuária.
O intuito é minimizar situações de caos e garantir que, em situações reais, todos saibam o que fazer e possam agir de maneira conjunta, segura, aferindo a eficácia dos procedimentos e a eficiência dos meios alocados no Plano de Emergência do Aeroporto.
O treinamento ocorreu na área operacional do Boa Vista Airport e simulou a explosão do Parque de Abastecimento Aeroportuário, ocasionando interrupção do abastecimento das aeronaves, necessidade de resgate de trabalhadores das empresas abastecedoras, ações de combate e extinção do incêndio.
A ação ajuda a integrar as equipes, como serviços médicos, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, forças de segurança e controle de tráfego aéreo, assegurando que todos possam atuar e se comunicar de maneira eficaz durante uma emergência.
O Diretor de Operações da VINCI Airports no Brasil, Etiene Lefort, destaca: “O objetivo principal dessas simulações é estar preparado e bem treinado para uma situação real. O treinamento é a chave do sucesso para salvar vidas, reduzindo o impacto de possíveis acidentes aéreos ou outras emergências dentro do aeroporto e assegurando que as respostas das equipes sejam rápidas e assertivas.”