Uiramutã sedia primeira etapa classificatória e reúne 185 alunos-atletas

O acendimento da Pira Olímpica marcou a abertura da etapa regional do 47º Jogos Escolares de Roraima, no município de Uiramutã, a Nordeste do Estado, na noite desta quarta-feira, 16.

A solenidade, que contou com a presença da governadora Suely Campos, prefeito do município Dedeu Araújo, reuniu os 185 competidores das modalidades de futsal (masculino e feminio) e tênis de mesa e a comunidade local.

Nessa etapa participam alunos-atletas das escolas Indígena Tuxaua Lauro, Joaquim Nabuco, Melchior, Sebastião do Cailã, Ko’ko Isabel Macuxi, Tuxaua Pedro Barbosa e Bernardo Sayão. As competições seguem até domingo, 20.

A abertura dos Jogos iniciou com apresentações culturais dos povos indígenas, como Parixara, além da fanfarra da Escola Estadual Joaquim Nabuco, que é sede dos jogos no município, e desfiles das equipes de atletas que estão disputando e da organização do evento.

Durante a solenidade, a governadora Suely Campos, anunciou que todos os classificados para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude receberão as.

“O esporte tem um papel importante no desenvolvimento dos jovens e por entendermos a sua grande importância estamos incentivando a prática de esporte com a realização dos jogos, revitalização dos ginásios poliesportivos e doando as passagens para os que mais se destacarem”, disse.

Suely Campos também falou da escolha de Uiramutã para sediar a abertura dos Jogos Escolares 2018. “Os atletas de Uiramutã têm se destacado cada vez mais, inclusive em nível nacional, então merecidamente este ano iniciamos a abertura dos Jogos aqui, como forma de incentivo ainda mais para esses alunos”, destacou.

O prefeito de Uiramutã, Dedeu Araújo, falou da satisfação em receber a abertura dos jogos no município e do empenho dos alunos para as disputas.

“Essa é uma oportunidade única que os atletas estão tendo de participar deste grande evento, são alunos que estão sempre se preparam para participar de competições como essas. Não podemos deixar de agradecer a governadora por nos proporcionar este momento que marcou a história do nosso município”, destacou Dedeu.

A estudante da Escola Estadual Joaquim Nabuco, Raynara Andrade, está participando das disputas na categoria futsal. Segundo ela, o incentivo ao esporte tem deixado os estudantes ainda mais determinados.

“Estamos felizes em ver a preocupação da governadora Suely no que diz respeito ao esporte, isso nos deixa motivados para se preparar cada vez mais. Nosso objetivo agora é buscar a vitória e seguir para a etapa estadual e nacional. Nunca nosso município tinha sido palco de um evento como esse.”, frisou.

Este ano os Jogos Escolares têm 5.468 inscritos e a competição está divida em etapa classificatória regional (nos municípios) e Capital. Cinco municípios do interior irão sediar as competições: Uiramutã, Caracaraí, Rorainópolis, Alto Alegre e Bonfim.

A próxima etapa será em Caracaraí, entre os dias 23 a 27 de maio, com disputas nas modalidades de futsal, tênis de mesa, futebol, voleibol e xadrez. Nessa etapa participam alunos-atletas das escolas de Mucajaí, Iracema e Caracaraí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *