Prefeitura inicia mais uma ação de vacinação nas escolas

As ações de vacinação nas escolas municipais, estaduais, federais, particulares e creches vão retornar a partir desta terça-feira, 12. A ideia é alcançar a faixa etária de crianças e adolescentes, que possui um índice baixo de imunização, e a participação dos pais e responsáveis é essencial para que as equipes possam alcançar as crianças e garantir a proteção contra o sarampo.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e só pode ser prevenida através da vacinação. Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, tosse, coriza e olhos inflamados, dependendo do quadro de saúde da pessoa, a doença pode até levar a óbito. Boa Vista vive hoje um surto da doença, que já estava erradicada no Brasil desde 2005.

Para interromper o fluxo de transmissão, a Prefeitura de Boa Vista tem intensificado diversas ações de vacinação em todos os pontos da cidade, além das unidades básicas de saúde, em creches, escolas e até de casa em casa.

“Na primeira etapa da vacinação nas escolas e creches, tivemos pouca adesão. Queremos solicitar a colaboração dos pais e responsáveis para autorizarem a vacina e mandarem os cartões das crianças. Para se ter uma ideia, há escolas em que mais de 400 crianças ficaram sem a avaliação do esquema vacinal, porque não apresentaram o cartão de vacina e nem a autorização dos pais e responsáveis”, explica a coordenadora de imunização de Boa Vista, Marcia Figueiredo.

Ao todo serão visitadas 23 escolas municipais até sexta-feira, 15. Nas creches as crianças receberão outras vacinas além do sarampo, como a da gripe, por exemplo.

Escolas municipais – Terça-feira (12): Ioladio Batista da Silva, no São Bento; Branca de Neve, no Pintolândia; Maria Tereza Maciel Melo, Jardim Floresta; Palmira de Castro Machado, Araceles; Dalicio Farias Filho, Santa Tereza; Frei Artur, São Vicente; Centenário, Aparecida.

Sarampo – A doença é transmitida facilmente por via área através da tosse e espirros de uma pessoa infectada. Pode ser transmitida também através do contato com a saliva ou secreções nasais. A vacina contra o sarampo é eficaz na prevenção da doença.

Hoje, a Prefeitura de Boa Vista já vacinou aproximadamente 82.442 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros. Deste número, 10.799 são de crianças entre seis meses a 9 anos. A Prefeitura reforça e convoca os pais e responsáveis a mandarem a caderneta de vacinação dos filhos para ser avaliada durante as ações e a autorização da vacina, caso seja necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *