Epidemia de sarampo é confirmada em Roraima

A Secretaria Estadual de Saúde – Sesau, divulgou, na manhã desta segunda-feira (9), dados que a apontam epidemia de Sarampo no Estado. Diante da confirmação de mais um caso da doença no interior, Roraima sai do status de surto para a categoria de epidemia.

De acordo com informações da Secretaria, há notificações nos municípios de Rorainópolis, São João da Baliza, Pacaraima, Mucajaí, Caroebe, Cantá, Amajari e Alto Alegre, além da capital Boa Vista. Destas, 59 foram confirmadas no Estado inteiro, sendo 45 em indígenas venezuelanos e 14 em brasileiros.

Em entrevista, a Coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, Daniela Souza, afirma que mesmo com o crescente número de casos, existe um regulamento sanitário internacional que a impede de cobrar a vacinação da população que adentra o país. De acordo com ela, é preciso levar a discussão a frente até que a vacinação passe a ser cobrada.

Ao todo, 234 notificações foram registradas pela Sesau, sendo 21 uma delas registradas apenas na última semana. De acordo com Daniela, a campanha de vacinação que iria até o dia 10 deste mês poderá ser prorrogada. Ela afirma que é necessário analisar os efeitos das ações promovidas hoje para que mudanças possam ser feitas e, assim, a epidemia ser controlada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *