Eleitor tem 30 dias para transferir, atualizar ou tirar primeira via do título eleitoral

Os eleitores que pretendem votar nas Eleições Gerais de 2018 têm até 9 de maio para transferir, regularizar ou emitir a primeira via do título eleitoral. Qualquer um desses procedimentos exige a apresentação do comprovante de residência e um documento oficial com foto.

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, Wanderlan Fonseca lembra que os eleitores devem se antecipar à data limite do fechamento de cadastro para evitar as intermináveis filas que se formam nesse período. “É importante que os eleitores que necessitem ser atendidos nos cartórios eleitorais não deixem para a última hora. A experiência de anos anteriores nos mostra que nos últimos dias aumenta consideravelmente a procura e em virtude disso, aumenta também o tempo de espera pelo atendimento. Por hora, o movimento está tranquilo, sem filas durante todo o dia, proporcionando maior comodidade para o eleitor. Não deixe para a última hora, evite aborrecimentos”, alerta Fonseca.

Esse ano, o primeiro turno das eleições acontecerá no dia 7 de outubro. Os eleitores vão votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. O voto é obrigatório no Brasil. Apenas eleitores que têm menos de 18 anos ou mais de 70 e mais os analfabetos têm voto facultativo, ou seja, não são obrigados a votar.

As pessoas que vão completar 16 anos até o dia 7 de outubro podem tirar a primeira via do título de eleitor.

Para transferir o título, o eleitor deve residir a pelo menos três meses no novo município. Ainda é necessário, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título. 

FECHAMENTO DE CADASTRO – O TRE/RR, por meio da Justiça Eleitoral Itinerante, vai enviar equipes de atendimento para todos de municípios, além de reforçar as equipes de todas as zonas eleitorais, a fim de possibilitar ao eleitor melhor acesso aos serviços, conforme cronograma abaixo:

MUNICÍPIO LOCAL DE ATENDIMENTO PERÍODO
Iracema – Sede Escola Iracema Aguiar 18 a 20 de abril
Iracema – Campos Novos Escola Manoel Agostinho 21 e 22 de abril
Iracema – Roxinho Escola José Pereira de Araújo 19 de abril
São João da Baliza -Sede Esc. Francisco Ricardo de Macedo 18 a 21 de abril
São João da Baliza – Vicinal 29 Esc. Cristóvão Colombo 20 de abril
Boa Vista – 1ª Zona Eleitoral Avenida Santos Dumont, 760, São Pedro Até 9 de maio
Boa Vista – 5ª Zona Eleitoral Av. Nazaré Filgueiras, 2077, Pintolândia Até 9 de maio
Caracaraí – 2ª Zona Eleitoral Praça do Centro Cívico, s/n.º, Centro Até 9 de maio
Alto Alegre – 3ª Zona Eleitoral Rua Antônio Dourado de Santana, s/n.º, Centro         Até 9 de maio
 São Luiz – 4ª Zona Eleitoral Avenida Ataliba Gomes de Laia, s/n.º         Até 9 de maio
 Mucajaí – 6ª Zona Eleitoral Av. Padre Ricardo Silvestre, 269 – Centro        Até 9 de maio
Pacaraima – 7ª Zona Eleitoral BR-174, s/n – Centro

 

       Até 9 de maio
Rorainópolis– 8ª Zona Eleitoral Av. Francisco Reginatto, s/n.º–Parque Amazônia        Até 9 de maio
Caroebe – Sede Escola Tereza Teodoro Rua Principal, s/nº – Sede 4 a 9 de maio
Cantá – Sede Câmara Municipal R. Lúcia Eduardo Queiroz, s/nº – Centro 4 a 9 de maio
Bonfim – Sede Fórum da Comarca Rua Maria Deolinda de Franco Megias, s/nº 4 a 9 de maio
Normandia – Sede Escola Mariano Vieira Rua Beatriz Macedo, s/nº Centro 4 a 9 de maio
Amajari – Sede Câmara Municipal Avenida Tepequém, s/n, Centro 4 a 9 de maio
Uiramutã – Sede Escola Joaquim Nabuco Rua Cecy Mota s/nº – Centro 4 a 9 de maio

Observação: Os eleitores de BONFIM, CANTÁ E NORMANDIA, também podem se dirigir à sede da 5ª ZONA ELEITORAL, em Boa Vista.

Acordos de Cooperação Técnica

Devido às restrições orçamentárias impostas pelo Governo Federal e considerando os resultados positivos obtidos da parceria com as prefeituras municipais durante o processo de recadastramento biométrico no Estado, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima firmou novo Acordo de Cooperação com os prefeitos municipais, no intuito de disponibilizar servidores para auxiliar as equipes da Justiça Eleitoral durante o período de atendimento/fechamento de cadastro nas sedes dos municípios

BIOMETRIA – Quem não fez a Biometria teve o título cancelado, portanto deve procurar o Cartório Eleitoral até 09 de maio.  Eleitor que teve seu título cancelado por não fazer biometria, NÃO paga multa, exceto se tiver deixado de votar em alguma eleição.

REZONEAMENTO – Quem precisa substituir o título? Todos os eleitores que VOTAM nos 11 bairros que passaram a fazer parte da 1ª Zona Eleitoral (ASA BRANCA, BURITIS, CAIMBÉ, CAUAMÉ, CENTENÁRIO, CINTURÃO VERDE, JOQUEI CLUBE, TANCREDO NEVES, CARANÃ E UNIÃO). NÃO MUDOU O LOCAL DE VOTAÇÃO. Mudaram apenas as informações no documento, como o número da zona e seção eleitoral.

E-TÍTULO – Os eleitores de Roraima que possuem aparelho do tipo smartphone ou tablet não precisam ir a um Cartório Eleitoral para retirar a segunda via de seu título de eleitor. O e-Título, aplicativo que permite acessar uma via digital do documento está disponível. Os eleitores de Boa Vista, que, em função do rezoneamento, passaram da 5ª para a 1ª Zona Eleitoral, e que puderem e quiserem baixar o aplicativo não necessitarão retirar seu documento no cartório da 1ª ZE. O e-título contém todas as informações do documento impresso, a exemplo do número da zona, seção e local de votação. Baixe o aplicativo E-Título e evite filas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *