Campanha de vacinação contra gripe se encerra na sexta-feira

A campanha contra gripe em Boa Vista se encerra nesta sexta-feira, 15. Até o momento, o único grupo que já ultrapassou a meta de vacinação foi o de professores, com uma cobertura de 95,16%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para todos os grupos é de 90%.

“A campanha teve pouca adesão por parte dos grupos prioritários, principalmente o de crianças, que hoje é de 31,36%. É preciso que os pais e responsáveis se atentem para as complicações da doença e levem suas crianças para vacinar”, destaca o secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão.

O número total de doses é de 29.672, o que representa uma cobertura vacinal de 44,37% em todos os grupos. O grupo de puérperas está com uma cobertura de 68,39%, idosos 55,05%; profissionais de saúde 39,86%, gestantes, 42,28%.

Quem deve se vacinar – Devem receber a dose crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), reeducandos e funcionários do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas e outras condições clinicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação.

Proteção – A vacina é segura e reduz complicações que podem provocar casos graves da doença, internações e óbitos. A dose utilizada na rede pública de saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *